Tuesday, December 30, 2014
Luise Rainer, 1910-2014
A extraordinária longevidade não se coaduna com o estrelato tão episódico nem com uma filmografia que, apesar dos óscares, não deixou nada de muito especial. Mas disso Luise Rainer, que só andou por Hollywood basicamente enquanto quis andar, não deve ser culpada.
(em 1939, em Paris, fotografada por Robert Capa).
Monday, December 22, 2014
Nunca pude com o Joe Cocker, nem mesmo com aquele Joe Cocker do Woodstock a chacinar o "With a Little Help From my Friends". Mas sempre achei muita graça à Debra Winger, o que faz deste clip a escolha natural para um "in memoriam" (o facto de ser a única canção do Joe Cocker que eu consigo ouvir - só isso, "consigo ouvir" - ajuda um bocado - só isso, "um bocado").
Friday, December 19, 2014
Carpenter, Pasolini (via Ferrara), e as virtudes da espera
"Why don't we just... wait here for a little while...
see what happens?" - último diálogo do The Thing do Carpenter.
"Let's wait here. Something will happen" - último diálogo do "filme no filme" (tirado do Petrolio, será?) no Pasolini do Ferrara.
Com tanta insistência estou praticamente convertido: ficar aqui e ver o que acontece.
Friday, December 12, 2014
Wednesday, December 10, 2014
Tuesday, December 09, 2014
Short stories dentro de short stories
"Uma noite, sentado nos degraus da central eléctrica, vi um homem a carregar uma máquina de escrever, uma IBM Selectric III. Pareceu-me logo tratar-se de uma daquelas pessoas que roubam máquinas de escrever da universidade a coberto da noite. - Sabes escrever à máquina? - perguntei-lhe. E ele respondeu: - Merda, meu, não sejas burro. - Perguntei-lhe porque é que roubava máquinas de escrever, e ele respondeu: - Estes cabrões não têm mais nada de jeito para um gajo roubar. - Eu ia sugerir-lhe que devolvesse a máquina de escrever, quando um outro homem emergiu do escuro, trazendo consigo outra máquina de escrever. - Esta merda pesa com'ó caraças - queixou-se este ao primeiro, e foram-se os dois embora, a dizer palavrões. Uma IBM Selectric III pesa aproximadamente 18 quilos."
Monday, December 08, 2014
Lista
Os filmes de que mais gostei em 2014, dentro do circuito comercial português, em lista que serviu para apurar o "top 10" dos críticos do Ipsilon. Arrumados em cinco gavetinhas, e por ordem alfabética dentro de cada gavetinha. (O último podia ser outro, até podia ser o Boyhood, mas como faltava cinismo requintado a esta lista optei pelo Porumboiu).
Cavalo Dinheiro, Pedro Costa
E Agora? Lembra-me, Joaquim Pinto
The Immigrant, James Gray
La Jalousie, Philippe Garrel
Only Lovers Left Alive, Jim Jarmusch
A Vida Invisível, Vítor Gonçalves
A Erva do Rato, Júlio Bressane
L'Image qui Manque, Rithy Panh
Nebraska, Alexander Payne
Metabolism, Corneliu Porumboiu
Vi menos "filmes novos" fora do circuito comercial do que noutros anos; de entre os que vi, mencionaria Welcome to New York (Ferrara), Kommunisten (Straub), Phantom Power (Pierre Léon), La Sapienza (Green), Les Trois Désastres (JLG).
E creio que, salvo falha grave de memória, não é muito mais do que isto.
Friday, December 05, 2014
Subscribe to:
Posts (Atom)